quarta-feira, 10 de abril de 2013

Foucault e Tropa de Elite

Curte cinema nacional? Então provavelmente você já ouviu falar em Michel Foucault:


Nascido na França em 1926, Foucault é um dos pensadores modernos que mais gosto. Sua obra - que passa por temas como loucura, sistemas penais e sexualidade - aborda microrrelações de poder que, por tão cotidianas, até podem passar despercebidas.

O "Vigiar e Punir", de 1975, foi um dos primeiros livros que comprei na faculdade de Ciências Sociais. Ao longo do texto, Foucault detalha (detalha meeeeesmo... se tiver estômago fraco, é bom estar preparado) a ostentação do suplício - conceito muito utilizado nos primeiro capítulos. A partir daí, o autor estabelece a relação entre os sistemas de punição e o poder do Estado.

Parece uma leitura mais especifica, mas o tema é bem interessante. Vale dar uma olhada e,assistir ao filme de novo e conferir se o discurso do grupo do Matias - nesta época de Tropa de Elite I, ainda  "05" - tem coerência.

"Que as punições em geral e a prisão se originem de uma tecnologia política do corpo, talvez me tenha ensinado mais pelo presente do que pela história"

Olha a capa dele aí:


2 comentários:

  1. Li textos dele no início da faculdade de Direito - principalmente em Antropologia, né - ou seja, tem tempo... Mas eu gosto dos temas e qualquer hora vou reler sem compromisso, que é sempre melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reler sem compromisso é seeeeeempre melhor. A vantagem da faculdade é o professor, mas aprendi muito relendo tudo depois de me formar... Hahahaha =)

      Excluir